domingo, 22 de junho de 2008

MUSICA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA



A Discoteca Oneyda Avarenga do Centro Cultural São Paulo tem um dos maiores e mais formidáveis acervos musicais do País, abrangendo um período que vai de 1902 a 1960, incentivando a difusão da música em todas as suas vertentes, inclusive com um projeto dedicado à musica erudita contemporânea. Dentro desse projeto, a gravação e edição de um catálogo completo com obras de Edino Krieger, Gilberto Mendes, Edmundo Villani-Côrtes, Almeida Prado e Rodolfo Coelho de Souza, mostrando o alto grau de qualidade das vertentes da música contemporânea. Cada compositor ganhou dois livros, um deles contando sua trajetória, musicografia completa e um CD com obras atuais inéditas, e o outro com partituras de algumas de suas obras mais expressivas e também inéditas.

Edino Krieger, natural de Brusque, Santa Catarina e iniciou seus estudos de violino aos sete anos com seu pai, o compositor, regente e violinista Aldo Krieger. Aos 20 anos conquistou o 1º lugar no Concurso para Jovens Compositores da América Latina. Sempre esteve no centro das discussões sobe os rumos da cultura brasileira, dividida entre nacionalismo e internacionalismo, popularidade e vanguarda, dodecafonia e tonalismo. Criou obras baseadas em poemas de Castro Alves, Manoel Bandeira, Nicolás Guillén, Carlos Drummond de Andrade. Tem em seu currículo inúmeros prêmios e cargos importantes no cenário musical ao longo da sua carreira, como o de presidente da Academia Brasileira de Música.


CD - Quarteto de Cordas nº 1; Balada do Desesperado; Desafio; Canción China a dos Voces; Três Sonetos de Drummond: os poderes infernais; Três Sonetos de Drummond: Carta; Três Sonetos de Drummond: Legado.


Partituras – Tem piedade de mim (para canto e piano); Canción China a dos Voces (para canto e piano); Canción del Regresso (para canto e piano); El Negro Mar (para canto e piano); Balada do Desesperado (para canto e piano); Tu e o Vento (para canto e piano); Desafio (para canto e piano); Canção do Violeiro (para canto e piano); Três Sonetos de Drummond (para canto e piano); Silêncios (para canto e piano); Estudos intervalares (para piano solo).


Gilberto Mendes nasceu em Santos, São Paulo, e iniciou seus estudos musicais aos 18 anos. Foi um dos signatários do Manifesto Música Nova na Revista de Artes e Invenções, em 1963, que propunha uma nova música brasileira. Foi um dos pioneiros nos campos da aleatoriedade, música microtonal e concreta, com novas notações musicais, visuais e teatrais. Fundou, em 62, o Festival Música Nova de Santos, considerado o mais antigo festival de música contemporânea em todas as Américas.


CD - Episódio; A hora Cinzenta; Felicidade I; Felicidade II; Ingratidão; Adolescência; Confusão; Sugestões de Crepúsculo; Sonho Póstumo; Peixes de Prata; A Tecelã; Lamento; Canção Simples; Lagoa; Desencanto; Dizei, Senhora; A Mulher e o Dragão; Poeminha Poemeto Poemeu Poesseu Poessua da Flor; O Trovador; Finismundo; a última viagem – parte I; Anatomia da Musa; Fenomenologia da Certeza; Sol de Maiakovski; Tv Grama I (Tombeau de Malarmé); Desencontros, à memória de Kurt Weil, à lembrança de Gilberto Mendes; Luz Mediterrânea: no olvido do tempo; O Pai do Universo; Amplitude; Mais uma vez; A Festa.


Partituras – Para Canto e Piano - A Festa; A hora Cinzenta; A Mulher e o Dragão; A Tecelã; Adolescência; Amplitude; Anatomia da Musa; Canção Simples; Confusão; Desencanto; Desencontros; Dizei, Senhora; Episódio; Felicidade I; Felicidade II; Fenomenologia da Certeza; Finismundo; Ingratidão; Lagoa; Lamento; Luz Mediterrânea: no olvido do tempo; Mais uma vez; O Trovador; Pai do Universo; Peixes de Prata; Poeminha Poemeto Poemeu Poesseu Poessua da Flor; Sol de Maiakovski; Sonho Póstumo; Sugestões de Crepúsculo; Tv Grama I.

Edmundo Villani-Côrtes é mineiro de Juiz de Fora e teve seus primeiros contatos musicais em sua própria casa por meio de seu pai que era flautista amador. Aprendeu violão e piano e, quando se transferiu para o Rio de Janeiro, passou a tocar em rádios e em boates noturnas. Estudou composição de forma não sistemática devido a sua atividade como pianista na noite e em programas de TV, tendo recebido orientações de Koellreutter e Camargo Guarnieri, porém conservando um estilo próprio. Tem mais de 300 obras para várias formações e mais de 400 CDs gravados em países como Japão, França, Inglaterra, Itália, USA e Brasil.

CD - Sonata para violino e piano “Encantada”; Luz para violino e piano; Águas para violino e piano; Sonata para viola e piano, Interlúdio nº 5 para viola e Piano; Contemplativo para violoncelo e piano, Royati; Caratinguê.


Partituras – Águas Claras (para violino e piano); Caratinguê (para violino, viola, violoncelo, contrabaixo e piano); Contemplativo (para violoncelo e piano); Interlúdio V (para viola e piano); Luz (para violino e piano).


Almeida Prado também nascido em Santos, São Paulo, é considerado, e com razão, um dos expoentes da criação musical brasileira da atualidade. Sem renunciar aos ensinamentos do mestre Camargo Guarnieri, contatos com grandes expoentes da música européia abriram novas perspectivas para Almeida Prado, ampliando seus horizontes e estimulando a sua imaginação criadora e a sua forte personalidade musical. Suas obras são as mais consistentes e volumosas da criação musical brasileira de hoje, tendo a ecologia e a religiosidade como referencias permanentes.


CD - Sonata para violino e piano nº 1; Sonata para violino e piano nº 2; Sonata para violino e piano nº 3; Cantiga da Amizade; Sonatina para violino e piano; Diálogos; Balada para violino e piano “B’nai brith”.


Partituras – Balada “B’nai brith” para violino e piano; Cantiga da Amizade para violino e piano; Diálogo para violino e piano; Sonata nº 3 para violino e piano.


Rodolfo Coelho de Souza é paulistano e estudou composição com Olivier Toni, orquestração com o Cláudio Santoro e música eletrônica com Conrado Silva. Aos sete anos iniciou seus estudos de piano e largou logo em seguida. Aos 14 anos retornou seus estudos musicais por meio do violão iniciando já suas primeiras composições. Sua carreira construtivista e a aplicação de técnicas seriais em suas composições foram moldando suas obras. Sempre buscando a inovação e a inventividade, o compositor expandiu suas obras mesclando instrumentos com sons eletrônicos. Criou poema sinfônico baseado no livro de poemas Galáxias de Haroldo de Campos e o ciclo Tristes Trópicos que lhe renderam prêmios e bolsas internacionais. Em 2002, um dos destaques é o Concerto para Computador e Orquestra executado pela Orquestra Sinfônica do Paraná.


CD - Tristes Trópicos; Chiaroscuro; Estudo nº 1 para violão em quartos de tom; Diálogos para marimba e vibrafone; Divertimento para flauta e piano; Serenata para flauta e quarteto de cordas; Invenções sobre um tema de Gilberto Mendes para Orquestra Sinfônica; O Círculo Mágico, para Percussão e Sons Eletrônicos.


Partituras – Serenata para flauta e quarteto de cordas; Diálogos para marimba e vibrafone.

Nenhum comentário: