sexta-feira, 6 de junho de 2008

A coceira

A coceira é algo que dá para nos lembrar que estamos vivos. Toda vez que cutucamos um braço, a cabeça, as costas, uma perna e, no caso dos homens, o escroto, sentimos a prazeirosa sensação de que estamos vivos.

Coçar é agradável, estimulante, coçar sacia, coçar instiga, realiza. Após uma longa coçada você se sente totalmente satisfeito, se livra daquele comichão que é quase impulsivo, não dá para resistir. Algumas vezes você até tenta resistir a não se coçar, mas é uma tarefa árdua, difícil, pois é como um desejo incontrolável que vem e toma conta do seu ser.

No plano físico basta uma coçadinha para resolver o problema. Mas quando a coceira se dá no plano metafísico, aí a coisa complica um pouco. Algumas pessoas não se dão conta disso, mas é aí que o bicho pega.

Tem dias que você acorda com uma coisa te incomodando, você não sabe o que é, olha tudo de maneira diferente, uma visão mais critica talvez, ou mais detalhada, mas o que é inegável é que alguma coisa mudou. Aí você procura a resposta: será que eu comi algo que me fez mal? Dormi mal à noite? Aquela reunião me azedou? O meu trabalho não me satisfaz mais? Minhas relações estão deterioradas? O trânsito está me deixando estressado?

Então vem aquela constatação - que muitas vezes não é nem um pouco clara – de que você na realidade está com uma tremenda coceira na alma.

Esse tipo de coceira não tem mão que alcance. Você tem que cuidar dela de outra forma, se concentrar, perceber a sua amplitude e ver qual é a melhor forma de atacá-la.

Por coincidência ela também é algo que só dá para lembrar que estamos vivos. Vivos de espírito, vivos intelectualmente, vivos em nossa essência. Vivos para questionar nossas posturas, nossos anseios, nossas escolhas.

Por isso, quando você tiver aquele comichão na alma, lembre-se que você está sendo atacado por algo benéfico, que nos tira da zona de conforto e faz com que procuremos uma maneira de “se coçar” para que as coisas mudem de rumo e aconteçam. Aí sim, ficamos saciados, acalmando a nossa alma. Até a próxima coceira…

Um comentário:

sergiom disse...

Fala, Sergião, alvíssaras, mais um blog na rede. Tomara que vá para frente. O meu está indo. "Coceira na alma", genial. Grande abraço.