quarta-feira, 11 de junho de 2008

Earth, Wind & Fire


Nestes eventos que geralmente costumamos freqüentar no mercado publicitário, ganhamos os sempre bem-vindos brindes, muitos deles ligados à música. Recentemente, fui agraciado com uma linda caixa da MTV com a coleção de acústicos dela, de Paulinho da Viola a Marcelo D2. Ainda não vi nenhum, mas está no escaninho, esperando a vez.

No último evento que a Malu participou, o Mídia Master, entre os “presentes” recebidos havia uma caixa com três DVDs: Marvin Gaye, Joe Coker e Earth, Wind & Fire, todos dos shows realizados ao vivo no festival de Montreaux.. No último sábado, um final de dia morno em Sampa, resolvi pegar o DVD do Earth, Wind & Fire, do primeiro show deles e
m 97 para assistir.

Confesso que me surpreendi. Uma banda muito afinada e músicas contagiantes que me fizeram voltar um par de anos. Aliás, uma super banda, com tudo que tinha direito: naipes de metais, percussões, baterias, teclados, baixo, guitarras, o vocal em falsete do Philip Bailey e as exuberantes dançarinas Dee Dee Weathers e Kayusha Simpson. E, é claro, talento, muito. Isso me leva a concluir que talento sempre atrai talento, uma lei que parece imutável.

As performances individuais dos músicos, aquela famosa “canja” onde o instrumentista mostra a que veio, é um show à parte. A apresentação de Sonny Emory na batera com o percussionista David Romero é realmente impressionante. Verdine White também é um show à parte. Com seu corpo esguio, roupas e jeito esquisitos, não consegue ficar parado um minuto, dançando e suingando seu baixo com uma alegria de quem está fazendo exatamente o que gosta. E muito bem, por sinal. Sua energia é tamanha, que acredito que se participasse de uma apresentação de Canto Gregoriano não seria possível fazer com que ficasse parado.

R&B, Funk, Disco Music e Soul, estava tudo lá: os grandes clássicos como Saturday Night, September, Let’s Grove, Fantasy, Devotion, After The Lovo Is Gone, Shining Star, Can’t Hide Love e Boogie Wonderland.

A banda, fundada por Maurice White em 1969 teve uma trajetória de sucesso indiscutível, passando por várias formações, sempre com músicos de primeira linha. Maurice teve que se afastar dos palcos por causa da doença de Parkinson, mas continua gravando e produzindo a banda. Em toda a carreira, o Earth Wind & Fire vendeu mais de 80 milhões de discos, ganhou 40 Music American Awards, 7 Grammys, além de 22 indicações ao mesmo prêmio.

Agora, quero ver o que me aguarda nos outros dois DVS, Marvin Gaye e Joe Coker, ao vivo em Montreaux. Quando assistir, passo as minhas impressões.

Ficha Técnica:

Philip BAILEY (lead vocal, percussão)
Sheldon REYNOLDS (lead vocal, guitarra)
Verdine WHITE (baixo)
Ralph JOHNSON (vocal, percussão)
Sonny EMORY (bateria)
Morris PLEASURE (teclados, direção musical)
Mike McKNIGHT (teclados)
David ROMERO (percussão)
B. David WHITHWORTH (vocal, percussão)
Gary BIAS (sax)
Ray BROWN (trombone)
Reggie YOUNG (trumpete)
Dee Dee WEATHERS (dançarina)
Kayusha SIMPSON (dançarina)



2 comentários:

Unknown disse...

e ai sergião muito bem feito,o seu bolog,o dinossauro recebeu uma indicação no trofeu hqmix um abração poara vc e continue bolgando vc ja esta selecionado entre meus favoritos
um abraço
Plinio

BLOG DO FELICIO disse...

Valeu, Plinio! Parabéns pela indicação e quando receber o troféu avisa os amigos.

Abraço

Sergio