quinta-feira, 25 de junho de 2009

MINI CONTOS URBANOS – VI


Enforcado

O dia transcorria normalmente. No cruzamento mais famoso da grande metrópole, a fauna se movimentava com rapidez e sofreguidão. Cada qual com seus anjos e demônios, cada qual com seus devaneios.

A São João com a Ipiranga sempre foi um mar de gente e continuará sendo por muito tempo. O estranho é que existe um certo fascínio naquele movimento todo, nas pessoas que insistem em atravessar de um lado para o outro, mesmo sem saber para aonde estão indo. “O caminho se faz à medida que se caminha”. O destino é incerto mas a esquina é mais do que certa.

Frases soltas no ar, aqui e ali:

- Vou almoçar hoje no Bar Brahma, faz muito tempo que não vou lá…

- Essa merda de trânsito ainda vai me deixar louco…

- Se ela me abandonar de vez…..bom, vou tomar um suco na do outro lado da esquina…

Naquele burburinho todo, de repente me vi dependurado por um dos pés bem no meio da São João com a Ipiranga. Era eu mesmo, de ponta-cabeça olhando tudo aquilo pelo avesso!


Alguma coisa acontece no meu coração - parafraseando a música que imortalizou o local - meus batimentos cardíacos estão bem acima do que é considerado normal. Estou agitado. Esta visão distorcida da realidade me deixa nervoso. Imobilizado, preso por um dos pés, como em uma carta do Tarô inverossímil, que me faz refletir sobre minha visão do mundo.


Para aonde devo olhar? O que realmente eu quero ver? O mundo virou de ponta-cabeça ou será que sou eu que quero inverter as coisas?


Tenho o resto do corpo livre, uma das pernas, as mãos, o tronco, a cabeça, a mente, o espírito. A corda que me prende é a mesma que me liberta. As pessoas passam por mim como se eu não estivesse lá. A pressa geralmente cega.


Permaneço o dia todo nesta posição incômoda, afinal ser enforcado não é nada agradável. Sempre dá um nó na garganta.


2 comentários:

Unknown disse...

Sérgião, muito leal o blog continua escrevendo mais esses contos urbanos que tenho certeza que muito se identificarão! Sobre meu projeto consegui marcar diversas reuniões essa semana e na próxima com pessoa muito boas! vamo nos falando

filipe com i disse...

O Enforcado, esse podia ser um mini conto que começa no banco e termina no agiota (bem, dá no mesmo). Boa Sérgio, seus contos e dicas musicais valem muuuito a pena! Filipe