domingo, 27 de julho de 2008

MINI CONTOS URBANOS - II


O Buraco da Barata

Ele entrou e começou a olhar pelos cantos, meio perdido. Suas roupas, seus adereços, seu modo de andar e agir, denunciavam a sua origem.
Onde que desce…cadê?…ôxe...
- Amigão, não é aqui, não…você tá no bar errado. É aquele ali do meio, ó.

Ele foi até lá. Estava ansioso para descer. Chegou e foi logo perguntando “é aqui o buraco da barata?” . A moça do balcão indicou a escada num dos cantos do bar.
- Pode descer que o forró tá rolando…

Ele mais do que depressa desceu as escadas. Seu nariz respirou o cheiro acre, abafado, cigarro misturado à umidade do porão. Um ar familiar que reconfortou o seu coração. Lembranças. Pouca luz, som alto, alguns pares dançando no salão.

Seus olhos demoraram alguns segundos para se acostumar com o ambiente. Faces mau encaradas, semblantes tensos, rostos desgastados pelo tempo. Foi até o balcão e pediu uma branquinha. Bebeu numa talagada só.

Ela estava lá, sozinha no canto, o ar perdido, olhando para o globo de luz. Colocou sua melhor roupa, caprichou na maquiagem e no perfume. O reencontro prometia. Havia tempo que estava na espreita, com as antenas ligadas, no canto, esperando o seu momento.

Ele a viu, se aprumou e foi se aproximando como quem não quer nada. Foi arrudiano e sussurrou algo no seu ouvido. Ela sorriu. Ele a puxou e levou para o meio do salão. Dançaram em meio ao cheiro de suor que se misturava aos perfumes baratos usados sempre de forma exagerada.

A Ema gemeu no tronco…enquanto o forró comia solto, com o baixo da sanfona marcando o ritmo junto com o triângulo e a zabumba, ele pensava que o emprego na obra veio em boa hora. Com a graninha que ia entrar agora, já podia levar a Dinalva pra morar com ele.

- Vamo Zé, já tô cansada..
- Vamo pra onde, muié?
- Pra sua casa, ôxe…

Ele abriu um sorriso e entendeu o recado. Sabia que a sua hora tinha chegado e que finalmente iria sair daquele buraco.

Um comentário:

sergiom disse...

Sergião, veja o show do Josh Rouse por mim: próxima sexta, dia 15, no SESC da Vila Mariana, com ingressos entre 5 e 20 reais. Imperdível. Depois me conte. Grande abraço.