quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

O VELHO CHUCK CONTINUA MANDANDO BEM!


Dia desses zapeando pela TV me deparei com o filme Chuck Berry Hail! Hail! Rock’n’Roll, de 1987. Lá estava a grande legenda do Rock ‘n’ Roll, em sua cidade natal, Saint Louis, retratado no documentário musical de Taylor Hackford. Peguei o documentário da metade para o fim, mas mesmo assim já foi um grande deleite. 

Entrevistas com outras feras com Bo Diddley, Little Richard, Roy Orbison, entre outros, vão passando um pouco das histórias e da personalidade dessa figura ímpar. No palco, outros nomes que continuam fazendo historia como Keith Richards, Robert Cray, Etta James, todos bem mais novinhos – é claro, na medida do possível - afinal lá se vão mais de 20 anos. A performance de Eric Clapton interpretando um blues cadenciado, onde demonstra o seu domínio do instrumento, mostra porque surgiu a expressão Eric is God.

Mas o que realmente me chamou a atenção foi o fato de ver a performance de Chuck no palco, junto de todas aquelas feras, mostrando primeiro que sua música é atemporal e depois pelo fato de ver que já há muito tempo ele entendeu que menos é mais, a exemplo do arquiteto e líder do movimento Bauhaus, Ludwig Miers van der Rohe, uma máxima que nos dias atuais virou moda. Com suas construções harmônicas básicas, simples, ele consegue eletrizar quem está do outro lado, mostrando que a música não vem do encadeamento de acordes e sim da alma de quem a cria.

Nenhum comentário: